Peças para o próximo leilão

251 Itens encontrados

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  • Rodrigo de Haro (Paris 1939 - Florianópolis 2021) : "Retrato de mulher" , Acrílica sobre Eucatex , assinado e datado 1972 . Med. Mi 58 x 48 cm   Me 78 x 68 cm . Nota Biografica : Foi um poeta, intelectual, pensador, mosaicista e artista multifacetado brasileiro. Foi filho do grande pintor clássico Martinho de Haro. Rodrigo nasceu em Paris e veio em 1939 para o Brasil. Foi membro da Academia Catarinense de Letras e, entre muitas obras plásticas que brotam de sua criatividade, um de seus trabalhos mais vistosos orna as paredes e a entrada da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Suas obras podem ser vistas na Igreja de Santa Catarina de Alexandria, em homenagem a Santa Catarina de Alexandria, padroeira de Florianópolis, e também em mural na escola municipal Doutor Paulo Fontes na comunidade de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis.
  • Inimá de Paula: "Paisagem Leblon ", O.S.T. , assinado e datado 1966. (coleção particular Rio de Janeiro). Med. Mi 70 x 90 cm  Me 80 x 1,00 m
  • Excepcional altar de sacristia em madeira nobre , com entalhe central em folhas de acantus e bordas inferiores e superiores em godrões. Minas séc XVIII / XIX . Med. 1,82 x 30 x 86 cm alt
  • NATAN : Belo e elegante anel em ouro branco 18 k com pérola negra de 15 mm e diamantes de aprox. 0,80 ct , com contrastes 750 e da grife "Natan". Peso 14,2 gr , aro 15,5
  • JACOB SCHNEIDER : Belíssimo buffet em madeira nobre folheado em rádica , estilo e época art deco , executado pela fábrica de Jacob Schneider no início do séc XX . Buffet  com três portas , sendo uma central ,maior e duas laterais menores e interior com prateleiras e gavetas e puxadores em bronze . Brasil circa 1930. (apresenta selo da fabrica). Med. 1,23 x 50 x 1,04 m alt   (Retirada no Bairro de Fátima , centro RJ)
  • Celso Antônio (1896-1984): "O modernista maranhense" : "Cabeça de Moça" ; Extrordinária e rara escultura em bronze, do importante artista , assinada. Med. 11 x 11 x 28 cm alt . Nota Biográfica: Tendo iniciado sua formação com Rodolfo Bernardelli (1852 - 1931) no Rio de Janeiro, no entanto, é em Paris, como aluno e auxiliar de Antoine Bourdelle (1861 - 1929), que Celso Antônio se aprimora na arte da escultura. Nesse período, o mestre francês já conquistara uma carreira de destaque na França, figurando entre os principais nomes da escultura do país, autor de diversos monumentos públicos, e dedicando-se fundamentalmente à atividade de professor, que desempenha de maneira inovadora para a época. Com sua supervisão, Celso Antônio cria uma versão de pedra em grandes proporções do Monumento aos Mortos da Álsácia. De volta ao Brasil, realiza em 1927 o Monumento Comemorativo do Centenário do Café no Brasil, constituído por relevos de bronze de um cafeeiro adulto e por três figuras - um lavrador negro, uma lavradora de origem italiana e um estivador - postas sobre um bloco retangular de granito. Ainda na década de 1920, produz com freqüência monumentos funerários, como as obras para os túmulos do presidente do Estado, Carlos de Campos (1866 - 1927), na qual figuram as alegorias de bronze da pátria e da república, e da senhora Lydia Piza de Rangel Moreira, ambas no Cemitério da Consolação, em São Paulo. Segundo Walter Zanini, as obras produzidas por Celso Antônio nesse período têm figuras de formas econômicas e um modelado severo e conciso, que obedecem a um rigor geométrico1. De 1916 até 1931, expõe diversas vezes no Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, e obtém menção honrosa em 1918. Em 1930, em São Paulo, participa da exposição coletiva com artistas modernistas na Casa de Warchavchik e, no ano seguinte, no Rio de Janeiro, integra o Salão Revolucionário na Escola Nacional de Belas Artes - Enba. Nas décadas de 1930 e 1940, recebe diversas encomendas oficiais. Para o jardim suspenso do gabinete do ministro Gustavo Capanema, no edifício do Ministério da Educação e Saúde - MES no Rio de Janeiro, hoje Palácio Capanema, cria as esculturas de pedra Moça Reclinada e Maternidade, esta posteriormente transferida para uma praça na praia de Botafogo. Como nota a pesquisadora Marta Rossetti Batista, nos nus femininos produzidos para o Ministério da Educação, Moça Reclinada e Maternidade, Celso Antônio procura marcar características fisionômicas nas figuras que remetam a uma representação de brasilidade.2 Em esculturas como Cabeça de Moça Inclinada, de 1952, pertencente ao Museu Nacional de Belas Artes - MNBA do Rio de Janeiro, pode-se perceber a preocupação do autor em busca de uma figura de feições caracteristicamente femininas, que representem a figura mestiça da mulher cabocla. Também para o ministério, Le Corbusier encomenda-lhe, para os jardins da entrada do prédio, uma grande escultura que representasse o homem brasileiro, que não chega a ser concluída. Realiza também, em mármore, bustos de Capanema e do presidente Getúlio Vargas. Em Trabalhador Brasileiro, 1945, sua última grande obra pública, feita para o Ministério do Trabalho, Celso Antônio elege como símbolo a figura de um homem de feições mulatas, de mãos para trás, o que a torna objeto de uma polêmica em torno das posições por meio das quais deveria ser representado o tipo racial brasileiro. A escultura acaba sendo retirada da frente do Ministério do Trabalho e transferida para o parque Monteiro Lobato, em Niterói, Rio de Janeiro. Realiza também cabeça de gesso de Graça Aranha (1868 - 1931), Olavo Bilac (1865 - 1918), entre outros, e diversas pequenas esculturas de nus femininos. No acervo do MNBA encontra-se, além da Cabeça de Moça, uma escultura da cabeça da filha de Roquette Pinto. Nessas obras, que não têm caráter monumental, verifica-se a atenção do artista aos planos e volumes, e sua busca da simplicidade das formas.
  • Excepcional escultura executada em madeira com representação de águia em ataque a cobra. Escultura hiperrealista , podendo ser usada como centro de mesa e floreira , assinada porem não identificada. Med. 90 x 35 x 70 cm alt
  • Emmanuel Villanis (França ,1858-1914): Extraordinária escultura em bronze representando "IRIS", assinada e numerada  e com selo de fundição , circa 1900 . Med. 40 cm alt e 14 x 14 x 14 cm alt (base)
  • Bela escultura em prata de lei de origem alemã, representando faisão , finamente cinzelada , contrastada . Peso 365 gr Med. 25 cm
  • Excepcional e antiga mesa doceira ou de apresentação em jacarandá com tampo em mármore , sobre coluna em balaústre apoiada em base trípode com pés em garra. Brasil séc XIX. Med. 1,04 m diam x 80 cm alt
  • Carlos Vergara: "Auto Retrato" , Técnica mista, sobre papel , coleção particular Rio de janeiro. Med. Mi 33,5 x 47,5 cm   Me 47,5 x 60 cm
  • Marília Giannetti Torres: "Superfície Viva" , Técnica mista sobre madeira , assinado e datado 1964 , exposto no Museu de arte da prefeitura de Belo Horizonte (apresenta sêlo da exposição) .Med. 1,10 x 80 cm
  • Marília Giannetti Torres: "Superfície Viva" , Técnica mista sobre madeira , assinado e datado 1964 , exposto no Museu de arte da prefeitura de Belo Horizonte (apresenta sêlo da exposição) .Med. 1,10 x 80 cm
  • ROMERO BRITTO: "THE HELMET LOOK" , O.S.T. , assinado e datado 1995 . Med. Mi 75 x 90 cm  Me 79 x 94 cm (coleção particular RJ)
  • Genaro Antônio Dantas de Carvalho (Salvador BA 1926  Salvador BA 1971),"Sem título". Tapeçaria. Década de 60. Assinada. Med. 1,38 x 1,54 m . Marcas do tempo. Pequenos desgastes com perdas em algumas áreas da tapeçaria. No estado. Coleção Particular , Rio de Janeiro /RJ. Nota Biográfica: Tapeceiro, pintor, desenhista. Genaro Antônio Dantas de Carvalho inicia seus estudos de pintura com o pai. Em 1944, vai para o Rio de Janeiro, e estuda desenho com Henrique Cavalleiro na Sociedade Brasileira de Belas Artes. É considerado um dos principais ativistas pela renovação da arte na Bahia, ao lado de Carlos Bastos, Caribé e Mario Cravo Jr. Com bolsa de estudos do governo francês, Genaro embarca para Paris em 1949, lá estuda com André Lhote e Fernand Léger na École Nationale de Beaux-Arts. Participa, em 1950, dos Salões de Outono, de Maio e dos Independentes. Nesse mesmo ano, inicia-se na arte da tapeçaria, realizando seu primeiro trabalho denominado Plantas Tropicais. No ano de 1955, cria o primeiro ateliê de tapeçaria no Brasil, na cidade de Salvador, Bahia. Seu trabalho de maior destaque é o mural realizado para o salão interno do Hotel da Bahia, obra com 200 metros quadrados, intitulada Festejos Regionais Baianos. Em 1967, a Divisão de Cultura do Departamento de Estado Americano realiza o documentário Genaro e a Tapeçaria Brasileira.
  • MERCEDES ROBIROSA: Excepcional e raro colar em metal dourado com lindo design , assinado . Med, 40 cm
  • Colecionismo: "ELMO" Faca gaucha em metal espessurado a prata finamente cinzelada , marcada na lamina Elmo : Med. 29 cm
  • Belo colar em esferas de marfim (1 cm diam) e fecho em marfim. Med.43 cm
  • Bela pulseira esculpida em marfim . Med. 6,5 cm (interna)  e  8,5 cm (externa)  e 2,5 x 1,5 cm (largura)
  • Bela pulseira esculpida em marfim . Med. 6 cm (interna)  e  8 cm (externa)  e 2 cm (largura)

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